ARTIGOS

A IMPORTÂNCIA DO PILATES PARA A MELHOR IDADE

Há uma fonte da juventude. Milhões de pessoas já descobriram isso - o segredo para se sentir melhor e viver mais, Chama-se PERMANECER ATIVO.

O envelhecimento não é uma doença, mas pode trazer um grande número de dificuldades. Este é um processo natural, que, com o passar dos anos pode ser influenciado pelas heranças genéticas, hábitos e rotinas diárias, assim como pelo ambiente e outros fatores.


Um dos primeiros sinais de envelhecimento são as alterações que vão acontecendo no rosto. Entre elas estão o aparecimento de rugas, marcas, manchas ou a pigmentação desigual da pele. Depois vêm as mudanças que afetam muito o aspecto psicológico do indivíduo, como o aparecimento dos cabelos brancos. Nota-se, a calvície, nos homens, e o crescimento de pêlos faciais nas mulheres.

Outra alteração é a redução do suor, com o aumento da secura da pele e menor adaptação às alterações atmosféricas, principalmente ao frio.

A massa muscular diminui, mas há acréscimo da gordura corporal, afetando até 50% do peso. Logo, isto esclarece a facilidade com que os idosos se desidratam.

Acontecem mudanças na musculatura, nos ossos e nas articulações. Estas modificações afetam a vida diária do idoso, impedindo até que se movimente sozinho, pela dificuldade da mobilidade das articulações. Podemos observar uma redução generalizada da massa óssea (osteopenia) — especialmente nas mulheres a partir da menopausa. Os ossos tornam-se mais frágeis por causa da osteoporose, ficando mais propensos à fratura e colaborando para a degeneração das vértebras, tornando a postura do idoso mais curvada. Outros aspectos consideráveis são a redução da altura do idoso e a perda progressiva da massa muscular, que acarreta a rigidez dos tendões, a diminuição da força e da agilidade de contração, e a lentidão dos movimentos.

O envelhecimento modifica o funcionamento e o mecanismo de defesa do aparelho respiratório, tornando-o mais frágil. Acontece um declínio no volume respiratório; entretanto, a velocidade respiratória aumenta. A redução do reflexo da tosse diminui o processo de eliminação das secreções, e estas se acumulam no pulmão.

As modificações relacionadas com o sistema nervoso central (SNC) se apresentam em variados aspectos, como motor, sensorial, intelectual e comportamental. Há ainda mudanças em funções como: memória recente, sono, controle muscular, coordenação motora e percepção. Com o envelhecimento, a aptidão para aprender novas atividades e para recordar fatos e situações fica mais lenta e requer mais esforços. Os danos na memória, principalmente a recente, são graduais e complexos.

Além de todas as alterações citadas à cima, o idoso ainda pode ter problemas no sistema urinário, cardiovascular, digestivo, auditivo, olfativo, etc.

Por isso a importância de implementar uma rotina de exercício o mais cedo possível para este indivíduo.

Um programa de exercício efetivo é composto por vários componentes: o condicionamento aeróbico, flexibilidade e agilidade, treinamento de força, e técnicas de relaxamento.

O Pilates pode ter efeitos profundos sobre a vitalidade de um idoso e no seu bem-estar geral. Manter-se ativo pode ajudar a reduzir a dor e a rigidez, melhorar os níveis de energia e aumentar a força. Os adultos mais velhos que se exercitam são mais móveis e independentes.

O Pilates é tão importante para os idosos como para adultos jovens. Na verdade, o Pilates pode ajudar a manter a postura e o equilíbrio e ajudam a evitar lesões na medula espinhal, além de fortalecer e alongar todo o corpo. O American College of Sports Medicine recomenda que adultos mais velhos com idade acima de 65 anos façam pelo menos de dois a três dias de atividade por semana, incluindo exercícios para fortalecimento e flexibilidade muscular, equilíbrio e coordenação motora para manutenção da saúde geral.

O Pilates é um método de exercício que trabalha em conjunto todas as funcionalidades do corpo. Em uma única sessão de Pilates você vai fortalecer, alongar, trabalhar equilíbrio, coordenação motora e respiração.

Ao fortalecer seus músculos você aumenta sua capacidade muscular e densidade óssea, retarda a perda de massa muscular e óssea, aumenta seu metabolismo que diminui com o passar dos anos. Músculos e ossos mais fortes tornam as atividades cotidianas mais fáceis, tais como, andar, levantar, passar roupa etc. Um indivíduo idoso engorda menos devido seu metabolismo funcionar melhor que um indivíduo idoso sedentário. Um idoso forte corre menos risco de sofrer alguma queda.

A flexibilidade é um componente importante para adultos mais velhos para incluir em seu programa de Pilates, pois com os músculos mais alongados o idoso terá um corpo mais ágil e flexível, ajudando também em sua rotina de atividades diárias, além de reduzir dores no corpo ocasionadas por tensões musculares.

Exercícios de equilíbrio e coordenação pode minimizar o risco de quedas, que pode resultar em sérias complicações para os idosos. Eles também podem melhorar a postura e mecânica corporal.

Condicionamento aeróbico melhora a saúde do seu coração e pulmões. Também ajuda a controlar seu peso, reduzir colesterol, diabetes, e pressão arterial.

Considerações
Ao fazer qualquer tipo de exercício e até mesmo no Pilates a hidratação é sempre muito importante principalmente em idosos.

Mesmo indivíduos idosos que foram sedentários a vida toda podem começar a fazer Pilates, a final nunca é tarde para começar.

A orientação de um profissional de Pilates é sempre muito importante, assim como manter sempre uma rotina de consultas e exames médicos.

Há uma fonte da juventude. Milhões de pessoas já descobriram isso - o segredo para se sentir melhor e viver mais, Chama-se PERMANECER ATIVO.

CLÍNICA BOA FORMA (14)3761-3767 Designed by Templateism | MyBloggerLab Copyright © 2014

Imagens de tema por richcano. Tecnologia do Blogger.